FAQ

O que é VANT ou Drone?

Um veículo aéreo não tripulado (VANT), comumente conhecido como drone e também conhecido por outros nomes, como ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) é simplesmente uma aeronave sem piloto humano a bordo. O vôo de um VANT/Drone pode ser controlado de forma autônoma por computadores e estações de controle ou até pelo controle remoto de um piloto em solo.

Qual o tamanho da área que um drone/vant pode cobrir com um vôo?

Esta resposta depende de algumas variáveis, as principais são altitude de voo e resolução do sensor utilizado e logo a resolução do solo(GSD) a ser adquirida, devendo ser levada em consideração também a autonomia do drone em operação. Podemos exemplificar os seguintes valores:
A 60 m (aproximadamente 2cm/pixel) , a cobertura de vôo de aproximadamente 40ha;
A 140 m (aproximadamente 5cm/pixel), a cobertura de vôo de aproximadamente 130ha;
A 250 m (aproximadamente 10cm/pixel), a cobertura de vôo de aproximadamente 200ha.

Àreas maiores podem ser capturados, mas serão necessários 2 ou mais vôos.

* Esses valores são apenas valores aproximados devendo serem estudados caso a caso e dependendo da localização da área esta poderá sofrer restrições de altitude de voo pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Que condições climáticas o drone/vant pode voar?

Geralmente as condições de tempo precisam ser muito boas, com boa iluminação do sol e com pouco vento. As aeronaves possuem capacidade de suportar ventos de até 25-30 km/h mas valores maiores que esses colocam em risco a operação. Nós sempre tentamos manter um olhar atento sobre as condições meteorológicas e se desfavoráveis reagendamos o planejamento do voo para atender o projeto com maior segurança.

  • ‍Visibilidade maior que 5km
  • ‍Visibilidade maior que 5km
  • ‍Nuvens com o teto acima de 200m da superficie
  • ‍Nebulosidade Máxima: (7 Octas)
  • ‍Nenhuma precipitação
  • ‍Temperatura entre -10°C to 40°C

Qual precisão posso esperar de um produto gerado por VANTs/Drones?

A precisão dos orthomosaicos, modelos digital de superfície(MDS) e nuvem de pontos produzidos no pós processamento das imagens coletadas em campo irão depender de algumas variáveis como altitude de voo, qualidade da imagem, sobreposição das linhas de voo e tipo do terreno mapeado.

Um projeto em boas condições e com um bom planejamento de voo a precisão que entregamos em nossos produtos é de 2-4cm em dados planimétricos com apoio topográfico de pontos de coleta com gps geodésico em solo(GCP). Dependendo da aplicação do projeto podemos também trabalhar sem apoio topográfico apenas no sistema WGS onde a precisão ficará entre 3 a 5 metros de deslocamento da área como um todo.

Quanto tempo demora para se ter acesso ao produto final?

O tempo de vôo geralmente representa 15% do tempo dos projetos em si e assim que a aeronave termina a missão e está em solo pode-se ter acesso as imagens captadas. Para se ter acesso aos produtos do mapeamento como o ortomosaico, nuvens de ponto e modelos de elevação depende-se do tamanho da área, como exemplo, para áreas até 50ha geralmente de 1-2 dias pode-se ter acesso a esses produtos gerados.

Como agendo um voo experimental com a PLAN4R?

Entre em contato conosco através do nosso formulário que retornaremos o contato em breve.

Link do contato: http://www.plan4r.com.br/contato

Sobre a Plan4r

A PLAN4R Engenharia, Drones & Geotecnologia é uma empresa especialista em topografia e sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (ARP), também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANT) ou drones, para auxiliar a captura de informações espaciais de forma mais rápida, mais segura e com maior qualidade de informações de uma maneira inovadora.

Contato

End.: Rua Assis Figueiredo, 79 - Centro 
CEP 37701-000 - Poços de Caldas/MG

Tel.: +55 16 999 911 609
+55 35 991 507 377

E-mail: contato@plan4r.com.br

PLAN4R 2016 - todos direitos reservados.