PLAN4R ganha prêmio no setor de goetecnologias

StartUp Poços-Caldense PLAN4R Engenharia ganha prêmio de nível nacional com a utilização de Drones

A premiação ocorreu no maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina, o MundoGEO#Connect Latin America 2016, juntamente com maior evento de Drones do país, o DroneShow 2016, e reconheceu os melhores profissionais e projetos do país. A cerimônia de premiação foi realizada dia 11 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). A eleição dos projetos foi feita previamente por um grupo de especialistas, e o melhor projeto de cada categoria foi revelado durante uma solenidade no evento. O projeto da startup PLAN4R Engenharia, fundada por Henrique Lima e André Santos Pereira, foi o vencedor da categoria “DRONES – Mapeamento e Topografia” com o projeto "Cálculo de Volume com a Utilização de Drones na Mineração de Bauxita". O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Alfenas - Campus Poços de Caldas (UNIFAL) junto ao curso de Engenharia de Minas e à Votorantim Metais, também sediada em Poços de Caldas.

O projeto consiste na utilização de veículos aéreos não tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como Drones, com um sensor embarcado para aerofotogrametria de precisão e apoio topográfico com GPS Geodésico. Em uma parceria entre alunos do curso de Engenharia de Minas da UNIFAL e a empresa Votorantim Metais, os empreendedores puderam fazer uma análise comparativa e qualitativa entre os métodos tradicionais de topografia e a aerofotogrametria com Drones. “O objetivo foi medir o volume do minério de bauxita com a maior precisão possível. Para isso, desenvolvemos uma metodologia aplicada para incrementar a precisão da aerofotogrametria, e conseguimos chegar em uma margem de 1.5% de diferença entre os dados obtidos através do VANT em comparação aos métodos de obtenção tradicionais, que utilizaram Estação Total e GPS de precisão. Essa diferença pode ser atribuída a falhas humanas (e não a falhas tecnológicas) presentes em ambos os métodos”.

 Dessa forma, eles demonstraram, em uma situação real da indústria de mineração, que a utilização dos VANTs associada a uma metodologia correta, além de fornecer uma precisão equivalente aos métodos tradicionais de topografia, reduz o tempo gasto em campo e, consequentemente, os custos associados ao trabalho. Além disso, há um aumento na segurança da equipe em campo, sendo possível gerar maior valor agregado ao projeto. Ao fim de um levantamento, o cliente tem mais opções de produtos cartográficos para análise e tomadas de decisão mais assertivas.

“Temos desenvolvido esse projeto de pesquisa de utilização de Drones para o mercado de engenharia há quase dois anos. A partir desse projeto premiado e de outros projetos profissionais, decidimos criar a nossa startup, a PLAN4R Engenharia, no final de 2015. Para nós, é uma satisfação enorme alcançar o reconhecimento do nosso projeto na forma de uma premiação nacional tão relevante como essa, ao lado dos melhores profissionais do Brasil do setor de geotecnologias. Isso nos motiva a continuar pesquisando e inovando nesse setor, que tem um grande potencial para os próximos anos. Buscamos ser referência no mercado”.

☷ VER TODAS AS POSTAGENS

Sobre a Plan4r

A PLAN4R Engenharia, Drones & Geotecnologia é uma empresa especialista em topografia e sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (ARP), também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (VANT) ou drones, para auxiliar a captura de informações espaciais de forma mais rápida, mais segura e com maior qualidade de informações de uma maneira inovadora.

Contato

End.: Rua Assis Figueiredo, 79 - Centro 
CEP 37701-000 - Poços de Caldas/MG

Tel.: +55 16 999 911 609
+55 35 991 507 377

E-mail: contato@plan4r.com.br